quinta-feira, 12 de junho de 2014

Sempre fui uma pessoa de pôr mãos a obra. Quando é preciso alguma coisa a D* faz. Gosto de experimentar tudo o que as minhas avós também faziam (uma delas ainda faz), o crochet (embora em outros moldes e não necessariamente em colchas e naperons), o tricot, a reciclagem de moveis e mais recentemente a vontade de experimentar fazer compotas. Se dá menos trabalho comprá-las já feitas no supermercado, com certeza que sim, mas nunca o sabor pode ser igual.
Lembro-me como se fosse hoje, que a minha avó fazia muitas vezes doce de tomate. O cheiro era horrível, e o sabor eu teimava em dizer que não gostava, até ter experimentado. Nunca um doce de tomate me soube tão bem como aquele que a minha avó fazia, que por contingências da vida, infelizmente, deixou de fazer. Ela fazia outro em que misturava vários tipos de fruta e aquilo ficava para lá de bom.
Eu que sempre fui prática em tudo e contradizendo tudo aqui acima descrito, quando me apetecia algum doce, ia ao supermercado e comprava. Ponto final. Paragrafo.
Até o meu pai ter feito marmelada caseira. E aquilo ficou-me tanto na ideia que disse a mim mesma começar a fazer compotas de diferentes sabores para me ir deliciando (e engordando). Só que por coisas cá da minha vida nunca tive grande tempo para isso, que é coisa para ainda demorar e tempo, na minha vida, é coisa que não há em abundância. Até ter começado a pensar novamente nas compotas caseiras. Dia após dia tenho sentido como que um chamamento de Deus para pôr mãos a obra e assim vai ser. Não consigo adiar mais a minha curiosidade de fazer, saber se sai bem a primeira, experimentar combinações novas, e tudo isso vai começar hoje.
Hoje acabaram-se as desculpas e a falta de tempo e vou pôs mão na fruta que está madura lá em casa. A minha sogra tem uma horta bem carregadinha com árvores de fruto o que também torna a coisa mais barata.
Pois que para primeira decidi experimentar fazer compota de maçã com hortelã. Mais logo quando chegar a casa e puser mãos a obra logo vejo a dificuldade. Prometo que no final farei o relato da coisa e se correr bem até ponho fotos.

Sem comentários: