quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Coisas da politica e isso...

Foi preciso sair do governo, depois de se assumir como um economista de renome, de não acertar num numero, para perceber que isto não anda para a frente com a carga de impostos a que estamos sujeitos. Eu, que nunca na minha vida fiz carreira politica, que tenho uma licenciatura em arqueologia, que conheço um bocadinho de História, já sabia disto. E acredito que grande parte dos portugueses também...
Não se dá Historia nos cursos de economia????

É muito simples e nem precisamos andar muito para trás. Qualquer pessoa sabe que se a pessoa A trabalhar e não receber o justo pelo seu trabalho, anda insatisfeito. Se  pessoa A não recebe o justo e ainda tem de pagar tantos impostos, não compra aquela camisola na loja da pessoa B. Ora se a pessoa B não vende aquela camisola, não vai encomendar mais nenhuma, até vender aquela, na fabrica da pessoa C. A fabrica da pessoa C, carregadinha de impostos (e supondo que é um patrão daqueles fixolas e que não quer atingir lucros milionários a custa de trabalho quase escravo), não produz, se não produz e não escoa o produto pára, o que vai fazer com que a pessoa A (que por acaso trabalha lá) venha para o desemprego. Quem paga o desemprego???? O estado... claro... mas supostamente com dinheiro que a pessoa A andou a descontar e a amealhar para esta eventualidade.

(supostamente isto há-de formar um circulo... peguem nas vossas canetas e experimentem lá)

Tudo isto é uma bola de neve e não consigo compreender como é que os políticos, todos eles, não entendem isto enquanto lá estão. É preciso que deixem de exercer funções para chegar a formula mágica, quando a formula mágica está a vista de toda a gente.

Ok... Ok... não é assim tão linear, eu sei, se fosse também eu era politica, mas já é uma ajudinha.

Sem comentários: