terça-feira, 14 de abril de 2015

Dos erros ortográficos.


Sendo eu uma pessoa de letras, os erros ortográficos são aquelas coisas com as quais consigo lidar muito mal. Para as pessoas que me estão próximas sou um corrector automático à mão de semear e dou por mim a corrigir em segundos uma palavra mal dita ou mal escrita pelos meus pais ou pelo meu irmão.
Não sendo eu uma Edite Estrela e assumindo os meus erros, que também os dou, nomeadamente na questão dos acentos e das virgulas, o que é certo é que toda eu tremo só de ver uma palavra mal escrita, sendo que as que mais tremeliques me causam são as que NÃO levam cedilha, mas toda a gente teima em usar com cedilha. Assim os "voçês" e os "agradeçemos" desta vida tiram-me anos de vida, porque são erros básicos que aprendemos na escola primária. Vou dando desculpa a quem tem pouca escolaridade, não dou desculpa a quem frequente a escola e escreva desta maneira, não dou desculpa a licenciados que escrevem "voçe" (que os há... conheço uns quantos) e não dou desculpa a funcionários de grandes superfícies como no caso da foto acima.
esta foto foi tirada por mim, hoje, quando fui abastecer o veiculo (um grande buuuhh para mim que uso combustíveis low cost) e, meus amigos, assim que parei o carro e olhei para o papel a primeira coisa em que os meus olhos bateram foi no erro. Não foi no pré pagamento, foi mesmo no erro e enchi-me de vergonha alheia, porque já aqui trabalhei, porque era um supermercado em que os critérios de escolha dos empregados eram elevados, mas principalmente porque conheço a gerente de loja e tendo em conta a escolaridade e o cargo que tem (tal como a cultura) não achei de todo que ela fosse cometer tamanho erro.

Sem comentários: