sexta-feira, 8 de maio de 2015

Enquanto assim for...

... não iremos longe. Iremos ser sempre vistos como Máquinas que servem apenas para fazer dinheiro.
Andava eu a fazer a minha procura activa de emprego, como alias faço todos os dias, quando me deparei com o seguinte anuncio:

Anúncio:

Era São Domingos de Rana Recruta Máquinas M/F


Porque têm de passar por uma recruta exigente e uma formação contínua, porque trabalham a tempo inteiro, porque vivem e respiram exclusivamente na zona geográfica onde trabalha, o que lhes dá um profundo conhecimento do seu bairro, porque sabem os preços reais do mercado, porque possuem o apoio de uma estrutura à escala nacional - a máquina ERA, porque têm cada Agência um consultor legal e financeiro que adora triturar papelada e acelerar processos, porque nunca se desligam dos seus objectivos, porque são incansáveis na procura da casa certa para cada família e da família certa para cada casa. Por todas estas razões e mais algumas que lhe podemos dizer cara a cara e caso a caso, os Agentes ERA são uma autêntica máquina a vender casas.


Escolha a Rua, o Bairro onde quer ser um Agente ERA, com a eficácia de uma máquina.


Requisitos mínimos:

Boa apresentação

Carta de condução

Viatura própria


Venha fazer parte destas Máquinas, basta enviar o seu curriculum vitae para:


Não pude conter a minha indignação. Esta empresa não pretende encontrar pessoas para trabalhar. Pretende encontrar "Máquinas" que tenham hora de entrada mas não tenham de saída. Que mesmo quando saiam não esqueçam a "Máquina" que é a empresa, porque no fundo, neste país, quem não é "Máquina" não vinga.
Uma vez fui a uma entrevista para esta "Maquina" e fiquei a perceber como funciona, razão pela qual me indignei ao ler o anuncio.
Nesta "Máquina" foi-me proposto trabalhar dois meses sem remuneração, sem ajudas de custo, "Ah, mas somos nós que oferecemos o material consumível, como panfletos e canetas", com horário flexível, mas "tens de estar pelo menos seis horas no escritório e o restante tempo é para angariares casas", "ah e não podes angariar na zona de outro colaborador, sendo que quando concretizares um negócio o outro colaborador fica com 5% dos teus 10% de comissão" Aqui deixei de pensar.
Então uma pessoa está dois meses a gastar para trabalhar e quando consegue começar a ser uma "Máquina" ainda tem de dividir o pouco que ganha com outra pessoa que não fez nada no negocio? Flexibilidade de horário? É em duas horas no terreno que entrego visito cem estabelecimentos comerciais para deixar panfletos, que falo com particulares etc, etc, etc.?
Ide todos então dar uma volta.
Cada vez mais são estas as ofertas de emprego que existem. Com base em comissões que se revelam em nada para quem está na base da pirâmide, mas que se traduzem em algum lucro para quem está no meio ou no topo e que nada fez para concretizar o negocio. Isto revolta-me, a sério que sim. Quem é que consegue trabalhar dois meses, sem ganhar mas a fazer despesa de combustível e alimentação (já nem fazendo conta a outras despesas)??

Sem comentários: